Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pastel de nata

A receita deste delicioso doce é segredo de estado e os pastéis originais só são fabricados na confeitariaPastéis de Belém, em Lisboa. No entanto, a iguaria fez tanto sucesso entre portugueses e turistas que uma imitação do doce, os pastéis de nata, viroumarca registrada de Portugal e pode ser encontrado em qualquer esquina do país.

Ingredientes para 20 pastéis:

- 300 gramas de farinha;
- 250 gramas de margarina para folhados;
- sal e água a gosto;
- 500 ml de creme de leite;
- nove gemas;
- nove colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo:

Massa

Misture a farinha e o sal diluídos em água até a massa dar liga. Divida a margarina em três porções. Estenda a massa e espalhe sobre ela uma das porções de margarina. Enrole a massa como um tapete. Repita a operação mais duas vezes até esgotar a margarina. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Em seguida, corte a massa em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Depois, coloque cada fatia sobre uma fôrma estilo cupcake. Rode a fôrma com os dois polegares em um sentido, espalhando a massa de modo a preenchê-la completamente.

Recheio

Leve as gemas batidas com açúcar e creme de leite ao forno em banho-maria até a mistura engrossar. Deixe esfriar e coloque uma colher de sobremesa de recheio em cada fôrma. Leve as fôrmas ao forno por, aproximadamente, meia hora até que fiquem cozidos e levemente tostados.