Pesquisar este blog

sábado, 18 de dezembro de 2010

Laranja cristalizada


Ingredientes:
- laranjas da terra
- açúcar
- cravo
- canela
- água
- açúcar cristal

Descasque as laranjinhas, preservando a parte branca da casca, já que ela é necessária no doce. Corte-as ao meio e retire todo o bagaço que não serve para nada. Pegue um caldeirão ou tacho. Ferva bastante água e coloque ali as frutas, deixando-as ferver por meia-hora. Desligue o fogo. Quando esfriar, jogue a água fora. Encha o tacho ou caldeirão de água novamente e deixe por dois, trocando de água todos os dias, até que perceba que o amargor se foi quase totalmente. Dependendo da laranja, até quatro ou cinco dias são necessários.

Faça uma calda rala com açúcar, água, cravos da índia e um pau de canela. A calda deve ser suficiente para cobrir as laranjas. Arrume as frutas num caldeirão e cubra com a calda. Leve a ferver em fogo brando por duas horas. Desligue o fogo e tampe o caldeirão. Não mexa até o dia seguinte. Por mais dois dias, torne a ferver, deixar meia hora e desligar. No terceiro dia, ferva
meia hora, se estiver com a calda bem grossa e as laranjas macias, deixe esfriar e retire para uma
peneira. Deixe dentro de casa, a escorrer até o dia seguinte. Então, passe em açúcar cristalizado e deixe no sol para secar. Se deixar a laranja menos tempo do que deve na água, ficará amarga demais. Se deixar tempo demais, o doce ficará aguado.