Casa dos Sabores

A Cozinha Encantada da Casa dos Sabores está aceitando encomendas de trufas, mini trufas , bolo de pote e pão de mel, faça sua encomenda

Visualizar


Urupês
991530568

São Paulo
11 6465 2728
11 3773 9187

Pesquisar este blog

domingo, 19 de dezembro de 2010

Torta de palmito



Ingredientes
Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
100 g de manteiga gelada em cubinhos
3 gemas
1/4 de xícara (chá) de água gelada
farinha de trigo para polvilhar
1 gema para pincelar

Recheio

50 g de manteiga
1 cebola grande picadinha
1 dente de alho picadinho
600 g de palmito em conserva, em rodelinhas finas (cerca de 2 vidros grandes)
2 colheres (sopa) de molho pronto de tomate
1 cubo de caldo de legumes
1 colher (sopa) de amido de milho
2 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino

Para a massa, misture a farinha, o sal e a manteiga numa tigela grande, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa, junte as gemas e, acrescentando a água aos pouquinhos e na medida do necessário, trabalhe até conseguir uma massa macia e que descole das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por uns 30 minutos.

Para o recheio, aqueça a manteiga e um fio de azeite numa panela média, junte a cebola, espere começar a dourar e acrescente o alho. Logo que perfumar, acrescente o palmito, o molho de tomate, o cubo de caldo, o amido de milho já dissolvido no leite e, sem parar de mexer, espere ferver e engrossar, acerte o sal e a pimenta, ajuste a acidez com uma pitada de açúcar, junte a salsinha e espere esfriar.
Divida a massa em 2 partes (2/3 e 1/3), polvilhe uma superfície com farinha e, com um rolo, abra 1 disco de uns 30 cm e 1 outro um pouco menor. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma removível de uns 22 cm com o disco maior, espalhe o recheio na cavidade, cubra com o disco menor e pressione a borda para fechar, decore com pedacinhos de massa, pincele com a gema e leve à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Asse por uns 45 minutos, até que a massa esteja bem dourada nas bordas e na superfície. Deixe amornar por 10 minutos e desenforme sobre um prato.

Nenhum comentário: