Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

BISCOITINHOS DE NATA




Ingredientes

1 xícara (chá) de nata
1 ovo (médio)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Aproximadamente 4 xícaras (chá) de amido de milho – tenha à mão uma caixa de 400g

Ingredientes opcionais
2 colheres (sopa) de rum
Cerca de 2 colheres (sopa) de chocolate em pó caso deseje fazê-las mescladas (não use achocolatado)

Modo de fazer
Use um recipiente grande, coloque a nata em temperatura ambiente, junte o ovo e o açúcar e misture bem com uma colher de pau. Se for usar o rum, acrescente-o agora, adicione também o fermento em pó e misture novamente.
Junte toda a farinha e vá acrescentando aos poucos o amido de milho misturando ainda com a colher de pau. Quando ficar difícil de usá-la começa a usar as mãos. Vá acrescentando o amido aos poucos até obter uma massa firme, porém deliciosamente boa de trabalhar. Faça um teste enrolando um pouquinho da massa, ela deve ser fácil de modelar e não deve ficar com rachaduras. Vá com cautela ao adicionar o amido é sempre melhor errar por “menos” do que por “mais”.
Modele os biscoitinhos no formato que desejar. Eu prefiro assim como rosquinhas, mas há quem faça bolinhas e aperte-as com um garfo. Faça-as pequenas que assam melhor.
Coloque e, assadeiras untadas e polvilhadas com farinha de trigo (eu gosto de usar fubá) e asse em forno médio (180º) nos primeiros 15 minutos depois reduza a temperatura. Elas não douram na parte de cima, por isso fique atenta, para saber se já estão prontas olhe embaixo do biscoito, deve estar dourado.
Retire a assadeira do forno, porém espere alguns minutos para retirá-los, eles são frágeis quando quentes, mas ao esfriarem ficam firmes. Deixe-os esfriar sobre uma grade ou coisa similar e armazene-os em vidros muito bem tampados.

Para fazer biscoitinhos mesclados com chocolate proceda assim:
Quando a massa já estiver quase boa, porém ainda pegajosa, separe 1/3 dela e passe para outro recipiente, adicione o chocolate em pó e misture bem, acabe de dar o ponto se achar necessário com mais amido de milho.
Para fazer os biscoitinhos peque um pequeno pedaço da massa branca e coloque na mão, pegue um pedaço ainda menor da massa escura e junte a massa clara, enrole formando um pequeno rolinho feche as pontas formando pequenas rosquinhas.
Asse da mesma maneira descrita a cima

Rende aproximadamente 120 unidades


Observações dessa cozinha:
__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml