Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CARNE DE PANELA À MINHA MODA



Ingredientes 

1 kg de carne (capa de filé, coxão duro, lagarto)
4 a 5 dentes de alho
Pimenta do reino em grão a gosto
Sal a gosto
1/4 xícara (chá) de óleo
Cebola cortada em meia fatia a gosto
Salsa e cebolinha picada a gosto


Modo de fazer

Corte a carne em pedaços não muito pequenos (aprox. 6 a 8 cm).
Descasque o alho e coloque num  pilãozinho junto com alguns grãos de pimenta do reino e sal - se você não souber calcular use cerca de 1 colher (sobremesa) ou 1 colher (sopa) rasa para cada kg de carne - Triture tudo até que vire uma pasta.
Tempere os pedaços de carne com a pasta e coloque-a numa panela de pressão. Junte o óleo, misture bem tampe e leve panela ao fogo alto, quando pegar bem a pressão e começar a “chiar” abaixe o fogo.
Com uns 30 minutos de cozimento dependendo do tipo de carne já será possível verificar o ponto. Abra a panela com - cuidando de deixar sair toda a pressão antes - e veja se a carne já está cozida usando um garfo. 
Dentro da panela ainda terá boa quantidade de líquido. Se achar que ainda está dura, tampe novamente e cozinhe por mais alguns minutos. Se achar que a carne já está no ponto volte a panela ao fogo dessa vez sem a tampa e cozinhe mais um pouco no fogo alto até que todo o líquido restante seque ficando apenas o óleo e a carne comece a fritar e dourar.
Não deixe fritar muito para que não fique ressecada, se desejar junte cebola em fatias ou em pétalas deixe murchar e se desejar ainda junte um pouco de salsa e cebolinha verde picada.