Casa dos Sabores


Visualizar



Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Mini cheesecake com caqui


rende 4 mini cheesecakes


para a crosta100g de biscoito maizena
1 colher de sopa de açucar
75g manteiga sem sal, derretida
mais uma colher de sopa de manteiga para pincelar as formas

para a massa do recheio
300g de cream cheese Philadelphia (não use light), na temperatura ambiente
75g de açucar
1 colher de sopa farinha de trigo comum
2 ovos, temperatura ambiente
1 colher de sopa creme de leite fresco
as raspas da casca de um limão siciliano
1/2 colher de chá de baunilha

para a cobertura
100g de creme de leite fresco, gelado
2 colheres de chá de açucar
gotas de suco limão siciliano
1 caqui bem maduro

Pré-aqueça o forno 175C graus.

Para preparar a crosta, amasse os biscoitos de maizena num processador até virar farelo. Você pode também fazer isso colocando os biscoitos num saco plástico e passe por cima um rolo para amassar. Numa vasilha, combine a manteiga, o açúcar e o farelo. Misture bem. Pincele as formas com um pouco de manteiga.

Se quiser uma crosta em volta do cheesecake, coloque um 1/4 da mistura da crosta em cada cumbuquinha. Pressione com os dedos a crosta para que fique nas laterais e fundo da cumbuca. Guarde na geladeira.

Se não for fazer a crosta em volta, guarde a mistura da crosta até depois de preparar a massa.

Para preparar a massa, na vasilha de uma batedeira combine o cream cheese, açúcar e farinha. Bata na velocidade média até a massa ficar lisa. Adicione o ovos, um de cada vez. Adicione o creme de leite fresco, raspas de limão siciliano e baunilha.

Se preparou as crostas, retire os cumbucas da geladeira e divida a massa entre as cumbucas. Coloque as cumbucas numa assadeira.

Se não preparou crostas, divida a massa entre as cumbucas amanteigadas. Espalhe um pouco da crosta por cima da massa. Coloque as cumbucas numa assadeira e leve a assar.

Asse num forno de 175C graus por 5 minutos. Depois abaixe a temperatura para 120C graus e continue assadando por mais 10 à 15 minutos, ou até os cheesecake começarem a ficar secos e as beiradas encolhidas.

Retire os cheesecakes e deixe esfriar completamente, depois guarde-os na geladeira até a hora de montar e servir.

Para preparar o a cobertura, bata o creme de leite fresco até formar picos moles. Adicione o açúcar e limão siciliano. Guarde na geladeira até a hora de montar e servir. Na hora de servir, corte o caqui em quarto. Retire o miolo duro. Sobre uma recipiente amasse-o nas mãos para virar um molho com a textura de geléia.

Para montar os cheesecakes, retire das cumbucas virando num prato. Para os cheesecakes que tem crosta em volta precisa virar mais uma vez para que a crosta fique em baixo. Coloque uma ou duas colheradas da cobertura por cima e a fruta por cima da cobertura. Sirva.

Nenhum comentário: