Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arroz de galinha caipira e açafrão

Ingredientes:

1 galinha caipira orgânica cortada em pedaços e com a pele retirada
2 xícaras de arroz agulinha
1 limão galego
1 limão verde
sal marinho
pimenta do reino preta moída na hora
4 cebolinhas verdes
1 saquinho de açafrão ou uma porção de estigma
40 g de capim limão
pimenta dedo de moça
1/2 colher de café de cominho
noz moscada
2 folhas de louro
3 xícaras de água
3 tomates orgânicos de pele e sem semente

Modo de preparo:

Cortar a galinha, tirar sua pele (reservar), desossar o peito e parti-lo em 4 pedaços. Temperar a galinha com suco de um limão galego e de um limão verde, sal marinho, pimenta do reino preta moída na hora e dois dentes de alho. Marinar por no mínimo 2 horas.

Fogo médio: em uma panela de ferro quente, colocar as peles da galinha para fritar (sem nenhuma outra gordura). Quando as peles estiverem crocantes, tire-as da panela e escorra em papel para gordura. Reserve. 

Fogo alto: aumente a chama e coloque os pedaços da galinha marinada na panela de ferro com a gordura que ficou da pele. Deixe ganhar cor em cada pedaço.

Fogo médio: diminua o fogo e deixe-a fritando por cerca de 30 minutos, sempre virando os lados cuidadosamente para não queimá-las.

Em uma caçarola pequena, coloque três xícaras de água filtrada. Deixe ferver e acrescente um saquinho de açafrão ou uma porção de estigma e o capim limão. Deixe ferver em fogo baixo por cinco minutos

Quando a galinha estiver frita, bem moreninha e desfiando retire-a cuidadosamente da panela, reserve e faça o refogado para o arroz com alho e cebola  picadinhos. Refogue o arroz pré-lavado.  Acrescente o tomate, a pimenta dedo de moça, a noz moscada ralada na hora direto na panela, os louros e as duas pitadas de cominho inteiro ou em pó.

Fogo médio: acrescente cuidadosamente a galinha e por cima jogue o caldo de açafrão e capim limão.
Deixe cozinhar sem mexer por cerca de 10 minutos. Ou ate que o arroz fique al dente, porém sem deixar que o caldo seque totalmente. O arroz deve ficar molhadinho, porém al dente.

Como fazer o purê de feijão branco:

Deixar o feijão de molho a noite. Cozinhá-lo com uma folha de louro e um bouquet garni até ficar macio. Refogar alho e cebola, misturar ao feijão e cozinhar por mais 5 minutos.  Escorrer toda água do feijão e amassá-lo como um purê. Corrigir o sal e acrescentar pimenta do reino. 

Montar o prato com o arroz, fatias de frango ou um pedaço maior (coxa ou sobrecoxa) por cima. O feijão pode se colocado em volta do prato ou em um potinho ou panelinha para acompanhar. Finalize cortando o torresminho da galinha em pequenos pedaços e jogando por cima do purê de feijão. Finalize com cebolinha verde picada em diagonal.