Casa dos Sabores


Visualizar



Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

Massa folhada

Com a massa folhada você pode preparar receitas muito deliciosas que vão surpreender a todos em qualquer momento. Siga a nossa receitinha passo-a-passo e faça você mesmo maravilhas.
Para fazer a massa você vai precisar de:
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
- 1 tablete de fermento biológico (15g)
- 4 colheres (sopa) de açúcar (48g)
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (600g)
- 5 colheres (sopa) de manteiga derretida (60g)
- 2 ovos médios batidos (100g)
- 350 g de margarina vegetal para folhados

Modo de preparo:


A massa precisa ser muito
bem sovada
1º passo: Leve ao fogo uma panela com a metade do leite por 1 minuto, ou até alcançar 60ºC. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Junte o fermento e o açúcar e mexa até ficar homogêneo.

2º passo: Acrescente 1 xícara (chá) de farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. A seguir, cubra a tigela com o filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por 30 minutos.

3º passo: Assim que a massa crescer, junte, aos poucos, a farinha e o leite restantes, a manteiga e os ovos. Misture bem e transfira a massa para uma superfície enfarinhada.

4º passo: Sove a massa por 15 minutos e coloque de volta na tigela. Cubra com o filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por mais 1 hora.


Use um rolo de macarrão
para abrir a massa
5º passo: Em seguida, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e abra até obter um retângulo, deixando 1 cm em toda a borda sem margarina. Observe bem que é só na metade da massa.

6º passo:Distribua a margarina para folhados na metade do ângulo, deixando 1 cm em toda a borda sem margarina. Observe bem que é só na metade da massa.





Cuide para esconder a margarinaA massa deve ser dobrada em duas partesRepita a operação e dobre-a novamente


7º passo: Dobre a massa escondendo a margarina e cubra com filme plástico. Leve à geladeira e deixe descansar por 15 minutos. Repita a operação mais duas vezes. Esta massa pode ser congelada. Para isso, estenda uma folha de filme plástico numa superfície lisa, coloque a massa aberta e enrole-a como um rocambole.

Nenhum comentário: