Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Queijos vinhos

A combinação de queijos e vinhos está entre as opções mais populares para receber amigos ou fazer um programa a dois sem sair de casa.
                                                                                       Harmonização 

queijos macios, como brie e camembert, pedem vinhos leves, como Pinot Noir. Queijos de massa dura, como grana padano e pecorino, combinam com vinhos mais estruturados, como Cabernet Sauvignon. “Quanto mais leve o vinho, mais macio precisa ser o queijo”, ensina ela.



                                                                                        Clima 



O clima deve ser levado em consideração antes de preparar a mesa para servir queijos e vinhos. Nos dias muito quentes, prefira os vinhos brancos, mais leves. Quem gosta de incluir frios entre os acompanhamentos pode servir peito de peru e blanquet . Deixe os frios gordurosos, como salame e pastrami, para servir em dias frios, com vinhos pesados. Ou ligue o ar condicionado bem forte, se não quiser abrir mão deles no calor, complementa ela.


Estrutura o segredo da harmonização é conhecer a estrutura do vinho antes de servir. A estrutura está relacionada à quantidade de tanino que ele tem. Uma bebida com mais tanino exige um alimento com alto teor de gordura para fazer a harmonização.







Economia – Queijos bem macios costumam ser mais baratos do que os de massa dura e podem servir como opção para quem precisa gastar um pouco menos. O processo de fabricação dos queijos macios leva menos tempo e, por isso, o custo diminui.