Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Risoles de camarão


Risoles de camarão
Prepare o recheio primeiro.
Recheio:
500g de camarões limpos (usei camarão cinza) – cozidos por 3 minutos na panela com 1 tablete de caldo de camarão e 2 xícaras (chá) de água
1 cebola média picada (usei ralada)
3 dentes de alho bem socados (usei 2 bem amassados)
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Salsinha picada
1 colher (sobremesa) de coloral
Escorra o caldo do camarão e reserve a quantidade para a massa. Espere amornar, pique grosseiramente e reserve. Em uma frigideira grande, frite a cebola e o alho no óleo e margarina somente até murchar. Acrescente a farinha e misture deixando fritar um pouco. Despeje aos poucos o leite para formar uma pasta. Em seguida acrescente os camarões e misture bem. Acerte o sal. Adicione o coloral misturando bem e por último a salsinha. Desligue o fogo.

Massa:
2 xícaras (chá) bem cheias de farinha de trigo – 250g
¾ de xícara (chá) de batatas cozidas e amassadas – 1 média ou 2 pequenas
1 xícara (chá) de leite – 250ml
1 xícara (chá) do caldo de cozimento do camarão – 250ml
1 tablete de caldo de camarão ou 1 colher (café) rasa de sal + 1 colher (café) de coloral para dar cor à massa (não fiz)
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina + 2 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto
Derreta a manteiga com o óleo em uma panela. Esfarele o tablete de caldo de camarão, acrescente imediatamente o leite e o caldo do cozimento do camarão. Deixe levantar fervura e despeje a farinha já peneirada de uma só vez, mexendo sempre. Deixe cozinhar em fogo baixo até a massa estar cozida. Acerte o sal. Se ficar esfarelando (muito seca), adicione um pouco mais de óleo. Se estiver muito mole, deixe cozinhando e mexendo sempre até secar mais um pouco. A medida da receita é justa e fica em um ponto ideal. Retire da panela e deixe amornar para manipular. Incorpore à massa, as batatas amassadas, pois são elas que vão dar sabor e maciez. Mas não exagere na quantidade, pois em excesso a massa fica muito mole e difícil de fechar e na fritura abre mais e encharca de óleo.
Abra a massa com a ajuda de um rolo. A espessura da massa não deve ser muito fina nem muito grossa. Corte círculos de uns 4 ou 5cm de diâmetro. Recheie cada círculo, dobre ao meio e aperte as bordas fechando bem. Passe numa mistura de ovos batidos (coloque um pouco de água ou leite misturado) e depois na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente. Escorra em toalha de papel. Rende de 40 a 45 risoles.