Pesquisar este blog

domingo, 5 de dezembro de 2010

Flores Comestíveis"

A nova tendência da cozinha contemporânea.
Que tal plantar flores, e poder enfeitar seus pratos sem medo. É isso mesmo, flores comestíveis são saborosas, suaves, e com aroma. E o seu prato vai ficar espetacular. Confira mais sobre isso, no site Jardim de flores, você vai amar!!!




Flores comestíveis mais comuns:
Capuchinhos,  rosas,  begônias, calêndulas,  amores-perfeitos, crisântemos,  tulipas e as de alfazema. Cravinas e verbenas-limão também podem ser usadas, apesar de menos populares.

Em geral, elas se harmonizam com saladas, verduras e frutas, doce de flores. Também são adicionadas a picles, geléias, vinagretes, caldas, pães, bolos e biscoitos, sobremesas e tortas. Um uso bastante comum é na decoração dos pratos.

Muitas delas têm propriedades nutricionais. É o caso do capuchinho, que tem vitamina C e um sabor picante. Pela beleza, ele também é empregado para decorar saladas e pratos. Como a inclusão de flores comestíveis na alimentação ainda é algo muito recente, não se sabe muito sobre o valor nutricional delas. Porém, pode-se dizer que, como as flores são ricas em néctar e pólen, são também ricas em minerais e vitaminas. As rosas, por exemplo, são ricas em vitamina C. As folhas de algumas outras possuem ferro, cálcio e fósforo. Além de tudo, têm baixa caloria, por serem muito leves e com alto teor de água. A calêndula é utilizada já há muitos anos para corante de bolos e caldas. Já o amor-perfeito pode virar tempero de saladas e tem gosto suave. Enfim, o sabor varia muito de flor para flor.