Casa dos Sabores


Visualizar



Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

BELISCÃO DE NATA E GOIABADA




Ingredientes

2 ovos (médios)
1 xícara (chá) de nata (retirada do leite integral)
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo – aproximadamente
400 g de goiabada cortada em tirinhas
Açúcar refinado para finalizar e envolver os biscoitos

Modo de fazerNum recipiente coloque a nata, a manteiga, o açúcar e os ovos, misture bem, junte o fermento em pó e misture mais um pouco. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, mexendo primeiramente com a colher e depois com a ponta dos dedos, até obter uma massa que dê para abrir com o rolo, porém ainda bem maleável. Não deverá ficar muito seca.
Divida a massa em três partes (fica melhor para trabalhar). Polvilhe a bancada com farinha de trigo e coloque um pedaço de massa, polvilhe-o com farinha de trigo também e estique com o rolo. Vá abrindo delicadamente e sempre levantado a massa movendo-a de lugar e tornando a polvilhar a bancada e a massa com farinha. Deixe-a fina, porém sem exagero, essa massa de nata é deliciosamente frágil.
Para facilitar o corte use uma régua de 30 cm (dessas comuns).
Primeiramente acerte as laterais da massa, logo em seguida corte-a em tiras, usando a régua na vertical (as tiras são da largura da régua). Agora corte as tiras em quadradinhos colocando a régua na horizontal.
Coloque uma tirinha de goiabada (na transversal) sobre cada quadradinho e só então feche um por um, começando a enrolar por uma das pontas.
Repita o processo até acabar com toda a massa.
Coloque os biscoitinhos numa assadeira untada e enfarinhada com um pouco de espaço entre eles.
Asse em forno médio (180º) preaquecido por cerca de 20 (ou menos) minutos. Eles costumam ficam mais dourados por baixo, não deixe muito tempo no forno. Sempre costuma vazar um pouco de goiabada na assadeira, se deixar muito tempo no forno quando for retirar os biscoitos da assadeira eles estarão grudados e irão se quebrar.
Assim que der para tocar, retire os biscoitos da assadeira e ainda quentes passe-os em açúcar refinado, principalmente as pontinhas.
Espere esfriar totalmente e somente então armazene em vidros bem tampados ou em sacos plásticos.

Rende cerca de 150 biscoitinhos

Nenhum comentário: